INFORMATIVO HABILITAÇÃO PARA CASAMENTO

Para Habilitação (Entrada no procedimento) de Casamento, independentemente se for somente no Civil, Religioso com Efeito Civil ou Conversão da União Estável em Casamento Civil , são necessários, conforme legislação vigente, os seguintes documentos:

SOLTEIRO

DIVORCIADO

VIÚVO

ESTRANGEIRO


E MAIS:
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUAL DOS NOIVOS (EM NOME DOS NOIVOS OU DE SEUS PAIS, CASO CONTRÁRIO, SERÁ EXIGIDO CÓPIA DO CONTRATO DE LOCAÇÃO OU DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA DO PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL COM RECONHECIMENTO DA ASSINATURA POR AUTENTICIDADE + COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA EM NOME DO LOCADOR OU PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL).
DATA DE NASCIMENTO OU FALECIMENTO DOS PAIS DOS NOIVOS E PROFISSÃO.
AUTORIZAÇÃO DOS PAIS SE OS NUBENTES FOREM MAIORES DE 16 E MENORES DE IDADE (18 ANOS) E NÃO FOREM EMANCIPADOS OU ATO JUDICIAL QUE A SUPRA.
TESTEMUNHAS: DUAS PESSOAS MAIORES DE 18 ANOS QUE CONHECEM O CASAL E SABEM QUE NÃO TEM IMPEDIMENTO QUE OS INIBA DE CASAR. PODE SER PARENTE OU NÃO (EXCETO OS PAIS). TRAZER ORIGINAL DA IDENTIDADE OU CNH e CPF
.
OBSERVAÇÃO:
OS NOIVOS E TESTEMUNHAS DEVEM VIR JUNTOS NA ENTRADA DA HABILITAÇÃO, APRESENTANDO OS DOCUMENTOS ACIMA EXIGIDOS.
ENTRADA NA HABILITAÇÃO 30 A 90 DIAS ANTES DO CASAMENTO.
O CASAMENTO PODE CELEBRAR-SE MEDIANTE PROCURAÇÃO, QUE DEVERÁ SER POR INSTRUMENTO PÚBLICO, OU SEJA, LAVRADA EM TABELIONATO DE NOTAS COM PODERES ESPECIAIS PARA CASAMENTO E/OU PROCESSO DE HABILITAÇÃO. A EFICÁCIA DO MANDATO NÃO ULTRAPASSARÁ NOVENTA DIAS. PROCURADORES DEVEM SER DIFERENTES.
NOIVOS QUE TENHAM FILHOS E OPTAREM ALTERAR O NOME PODERÃO, APÓS O CASAMENTO, REQUERER AO CARTÓRIO ONDE FOI REGISTRADO O FILHO A AVERBAÇÃO DA ALTERAÇÃO DO NOME EM VIRTUDE DO CASAMENTO.


HORÁRIO NESTE OFÍCIO PARA ENTRADA NA HABILITAÇÃO e CELEBRAÇÃO: SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA DAS 09:00 ÀS 17:00 H .

LOCAL PARA REQUERER A HABILITAÇÃO: NO CARTÓRIO DA RESIDÊNCIA DE UM DOS NUBENTES.

BAIRROS ATENDIDOS:  BOSQUE DAS MANSÕES  -  CENTRO  -  DISTRITO INDUSTRIAL  -  FAZENDA SANTO ANTÔNIO  -  PICADAS DO SUL  -  PONTA DE BAIXO  -  PRAIA COMPRIDA  -  ROÇADO  -  SÃO LUIZ.

IDADE NÚBIL: O HOMEM E A MULHER COM DEZESSEIS ANOS PODEM CASAR, EXIGINDO-SE AUTORIZAÇÃO DE AMBOS OS PAIS, OU DE SEUS REPRESENTANTES LEGAIS OU ATO JUDICIAL QUE A SUPRA, ENQUANTO NÃO ATINGIDA A MAIORIDADE CIVIL.
DIVERGINDO OS PAIS QUANTO AO EXERCÍCIO DO PODER FAMILIAR, É ASSEGURADO A QUALQUER DELES RECORRER AO JUIZ PARA SOLUÇÃO DO DESACORDO.


REGIME DE BENS: OS REGIMES DA COMUNHÃO PARCIAL DE BENS E O OBRIGATÓRIO DA SEPARAÇÃO NÃO NECESSITAM DO PACTO ANTENUPCIAL, OS DEMAIS REGIMES EXIGEM O REFERIDO PACTO.